Não se deve jogar materiais recicláveis juntamente com outros materiais não recicláveis na mesma caçamba, isso dificulta ou impossibilita o processo de reciclagem.
Ao misturar materiais recicláveis com não recicláveis, pode-se contaminar os outros produtos em se tratando de descarte de lixo orgânico. O processo de triagem torna-se lento e custoso ao município na separação desses produtos, além de poder danificar ou ficar impossibilitado o aproveitamento de produtos que poderiam ser reciclados.
Sempre se deve separar os materiais recicláveis dos não recicláveis, colocando-os em recipientes separados para serem encaminhados aos seus respectivos destinos. Isso pode ser feito com a colocação de lixeiras separadas, especificando lixo orgânico ou reciclável, muitos condomínios já utilizam essa separação.
No caso de locação de caçamba, sua utilização é restrita a lixo de obra, e deve-se verificar junto à empresa contratada quais produtos ou materiais podem ser descartados na mesma.
Em caso de dúvidas sobre como separar os materiais recicláveis, é recomendável consultar as orientações e informações fornecidas pela empresa de coleta de resíduos ou pela prefeitura local.